
1ª UNIDADE DE SEGURANÇA COMUNITÁRIA
USC

​
Origens do 1° BPM
​
O Batalhão foi criado de acordo com a Lei Estadual nº 1.091, de 30 de abril de 1923, quando passou a ser chamado de “Batalhão Policial do Estado”, sendo que o seu primeiro Comandante foi o Ten Cel PM – HERMELINDO G. CASTELO BRANCO, tendo a Unidade nessa época atribuições em todo o Estado.
​
Em 12 de outubro de 1966, através da Lei Estadual nº 2.704, recebeu a denominação de 1º Batalhão de Polícia Militar. Em seguida, com o crescimento e a evolução da população do Estado, por meio do Decreto Estadual nº 3.939 de 14 de julho de 1969, realizaram-se profundas mudanças.
​
Notadamente, as modificações se deram na área de atuação, ficando sob a responsabilidade do 1º BPM, os municípios de São Luis, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e o povoado da Raposa (atualmente município criado através da Lei Estadual nº 6.123 de 10 de novembro de 1994).
​
A sede do Batalhão esteve entre 1923 a 1989, na Rua da Palma, onde hoje se encontra instalado o Memorial da Presidência da República. De 1989 a 1990, foi transferido para as instalações do Parque Folclórico da Vila Palmeira. De 1990 a 1992, ficou sediado no Complexo Policial Militar do Comando Geral. Hoje, o 1º BPM, está instalado em um prédio na Av. São Marçal, no Outeiro da Cruz, resultado da celebração de um acordo entre a Diretoria Federal da Agricultura e Reforma Agrária do Maranhão e a Polícia Militar, que concedeu um “Termo de Cessão Provisória e Gratuita”, cuja documentação foi mandada publicar no Boletim Geral de 2 de fevereiro de 1992.
​
Atualmente, o 1º Batalhão de Polícia Militar, além de suas atividades normais como Unidade Operacional de Policiamento Ostensivo, desenvolve o Policiamento Comunitário que fomenta a interação contínua entre a Polícia e a Comunidade em sua área de atuação, qual seja: área Sul da região metropolitana de São Luis que compreende todo o eixo Itaqui – Bacanga e Vila Maranhão.
